quarta-feira, 17 de agosto de 2011

     O curso de Arquitetura e Urbanismo está sempre estimulando um maior entrosamento entre os alunos, e, para isso, nos recomenda trabalhos em grupo com o objetivo de fortalecer as relações da turma, e, ao mesmo tempo, induzir o senso criativo individual, já que a profissão exige grande sociabilidade e habilidade de leitura daquilo que lhe é apresentado. Dessa forma, inicio meu post com uma foto, original, do meu companheiro de trabalho e mais novo conhecido, e, logo abaixo, a leitura que pude fazer de suas características e da proposta do trabalho.


    
   O Pedro Henrique, pelo que já pude conhecer, gosta de skate, movimento, urbanização e fotografias espontâneas, e me passou uma primeira impressão de pessoa ativa e moderna. Por isso, os efeitos utilizados na foto abaixo são pouco sofisticados no intuito de fazer com que a fotografia pareça ter sido tirada por um fotógrafo amador, repentinamente,em um local pouco iluminado e em movimento, já que Pedro curte a vida noturna e nunca está parado, além de valorizar aquilo que é despojado e despreocupado. Aí está a foto modificada:  


    
    
    Iniciei as modificações da imagem ajustando brilho e contraste, proporcionalmente, e, após isso, aplicando a escala preto e branco. Ao "esquentar" a cor da foto, puxando para a cor magenta, e desfocando a iluminação incidente sobre a mesma, criou-se um efeito de espontaneidade. O retrato poderia ter sido feito por uma segunda pessoa ou mesmo por Pedro, sem compromisso com o academicismo fotográfico. Os recursos utilizados foram básicos, mas o produto final ficou exatamente a cara do meu companheiro de trabalho, Pedro Henrique Figueiredo, que não combina em nada com extravagâncias e leva uma vida simples e despojada.
(Utilização do Photoshop CS4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário